Nina

Nina, interpretada por Guta Stresser, é uma garota não-convencional que mora em um quarto alugado do apartamento de donaEulália (Myrian Muniz), no centro de São Paulo. A proprietária do apartamento é o alvo de toda loucura e tormento vivido por Nina, já que ela não tem dinheiro para pagar o aluguel e nem garantir suas condições básicas de vida, como sua alimentação, o que a leva, em certa ocasião, a comer comida de gato.

Nina e seus obsessivos desenhos na parede

O prazer de dona Eulália reside em provocar o sofrimento de Nina, por meio de humilhações e jogos psicológicos. A velha rabugenta viola e confisca o dinheiro enviado pelas cartas que a mãe da jovem envia, tranca com cadeados a porta dos armários e da geladeira, que contém todos os alimentos com etiquetas escritas  Eulália, símbolo de seu egoísmo e poder aquisitivo.

Assim, Nina tenta refugiar-se em seu mundo interior, já que a dura realidade é hostil e adversa, ela mergulha no seu subjetivismo perturbador. A vontade de matar a velha cresce com o passar dos dias, e cenas de assassinato não saem de sua cabeça, porém, o sentimento de culpa é algo que a persegue. Seu desejo de cometer o assassinato é representado por imaginações de desenhos sombrios feitos pelo cartunista Lourenço Mutarelli.

Segundo o diretor Heitor Dhalia, “(…) É um filme expressionista, é visto do ponto de vista dela. Quisemos fazer um filme mais fragmentado, para o público ter a sensação se estar em uma cabeça doente”. É válido ressaltar também que Nina é uma livre adaptação do clássico de literatura russa “Crime Castigo” do escritor Fiódor Dostoievski.

Sobre Joyce Pais

Nas horas vagas gosto de ver os diferentes sotaques nos agradecimentos dos vencedores do Oscar.
Esse post foi publicado em N e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário